Na prática clínica me deparo com a incidência de pessoas que procuram o atendimento nutricional com a esperança de emagrecer através de um “PASSE DE MÁGICA”!
Observo pessoas com rotinas atribuladas e com nível de ansiedade tão alto que as impedem de observar as melhoras graduais que a reeducação alimentar pode proporcionar.
Paralelamente com esta situação, a cada dia são criados mitos que reforçam a ilusão de emagrecimento instantâneo e a prática errada da boa nutrição.
VEJA TAMBÉM:
Queria emagrecer mas engravidei. E agora?
Por que comemos demais em algumas situações e como evitar exageros.
Abaixo, estão alguns destes mitos:
- Cortar carboidrato emagrece! – O baixo consumo de alimentos fontes de carboidratos é adotado por muitos pacientes, principalmente no período da noite. Estudos mostram que isto causa uma perda maior de água do que de gordura. Depois que esta prática é suspensa, a água é recomposta e o peso volta ao de antes da dieta.
- Jejum prolongado ajuda a perder peso! – Permanecer longos períodos em jejum favorece maior ingestão de alimentos na refeição seguinte, o que pode levar ao aumento de peso. Porém, o jejum leva a uma importante perda de eletrólitos (como cálcio, sódio, magnésio e fosfato), além da diminuição do tecido magro, etc.
- Exercício em jejum acelera a queima de gordura! – Na prática de atividades físicas, diversos sistemas são ativados para que haja mobilização de energia e assim seja facilitada a sua redistribuição para o trabalho muscular. A mobilização dessa reserva energética sofre influência de diversos fatores, tais como: duração, intensidade e/ou freqüência do exercício, nível de treinamento, estado nutricional do indivíduo e também do conteúdo inicial das reservas corporais de substrato energético. Portanto, é fundamental estar alimentado para praticar a atividade física.
- Sopas e sucos emagrecem! – Estudos mostram que a saciedade é alcançada mais rápido quando comemos alimentos sólidos. O ato de mastigar auxilia neste processo de saciedade, gerando menor consumo de alimentos e, consequentemente, de calorias.
- Beber água gelada ou morna emagrece! – Embora seja indispensável para o bom funcionamento do organismo, não há estudos indicando que a temperatura da água influencie na diminuição das células gordurosas.
Estes e outros mitos só atrasam a conquista de uma vida saudável envolvendo boa alimentação, prática de esportes e muita satisfação.
Nutricionista Andréia Carrara - Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva
Nutricionista perto de mim